Ter bons hábitos de higiene é fundamental no nosso dia a dia. Na Perfume's Club pomos à tua disposição uma ampla variedade de produtos de higiene pessoal como
desodorizantes para mulher ou
homem,
gel de banho,
gel intimo, e mais... para a higiene de mãos, cabelo, boca, unhas, pés e zonas íntimas com
promoçoes e preços irresistíveis.
Higiene: O cuidado do nosso corpo reflete nossa beleza e bem-estar
Sem dúvida, o cuidado diário com a higiene corporal é um dos fatores mais importantes a ter em conta para gozar de boa saúde. E é que a pele é um dos nossos órgãos mais vitais, pois atua como uma grande barreira que impede a passagem de germes, enquanto contribui para a regulação da temperatura corporal (produzindo suor através das glândulas sudoríparas). Além disso, existem outras glândulas sebáceas, que secretam uma matéria gordurosa responsável pela impermeabilização e lubrificação da pele.
Para manter estas características estáveis e dar à nossa pele um aspecto saudável e perfeito, temos de ter em conta os diferentes produtos que usaremos na casa de banho, dependendo do tipo de pele e dos cuidados de que necessitamos. Perfume's Club quer dar-lhe algumas dicas sobre quais etapas e produtos você deve aplicar ao seu corpo durante sua rotina diária de higiene.
Levando em conta a idade e o tipo de sua pele, você saberá como escolher o gel, creme dental ou desodorante que mais respeite e beneficie sua pele.
Higiene para cada tipo de pele
A escolha de uma boa loção para o corpo ou hidratante corporal que se adapte às características de nossa pele é importante para mantê-la saudável, elástica e com suas propriedades intactas. Nem todas as pessoas têm o mesmo tipo de pele, por isso, vamos detalhar quais são os produtos de higiene adequados à sua pele:
- Para a pele normal: é o tipo de pele com características mais equilibradas, por isso não exigiremos muita atenção, ao invés do uso de géis que não são muito secos e hidratação diária.
- Para a pele seca: esta pele é aquela que não retém bem os líquidos e tende a secar rapidamente quando exposta ao exterior. Com isso devemos seguir um cuidado especial de hidratação diária. Géis com aloe vera serão muito úteis para repará-lo e mantê-lo elástico, bem como aqueles que contêm glicerina ou outros componentes hidratantes. Finalmente, os óleos corporais de origem vegetal (como o óleo de amêndoas) ajudarão a estabilizar o metabolismo deste tipo de pele.
- Para pele oleosa: neste caso, nossa pele apresenta um excesso de produção natural de gordura na superfície da pele, para que possamos corrigi-la usando géis que a estabilizam e têm um pH neutro. Ambos os géis e cremes devem ser livres de óleo, e se eles também contêm propriedades anti-sépticas (componentes adstringentes, como o álcool) nos ajudarão. Ao contrário do que se poderia pensar, a pele oleosa também beneficia os óleos vegetais, como o óleo de jojoba, que ajudam a regular o seu metabolismo.
- Para peles mistas: como este tipo de pele está na metade entre o mel seco e a gordura, veremos o que melhor nos chega são produtos válidos para os dois tipos mencionados acima. Vamos optar mais por sabonetes, géis e cremes corporais livres de óleos ou ingredientes adstringentes, mas sem negligenciar a hidratação das áreas que estão secas.
- Para pele sensível ou atópica: é um tipo de pele delicada, propensa a vermelhidão e reações alérgicas a muitos produtos. Para tratá-los, procuramos géis hipoalergênicos e cremes hidratantes suaves (sem radicais livres), especialmente indicados para esse tipo de pele. Algumas propriedades como ômega3 e emolientes como aloe vera, nos ajudarão muito a tratá-lo.
Componentes dos nossos produtos de banho
Você já tentou entender o rótulo do seu gel de banho habitual ou sabonete para as mãos? Atualmente, os componentes dos produtos para cuidados com o corpo estão sendo cada vez mais mencionados devido aos preservativos de parabenos que acabam sendo prejudiciais à nossa pele. Mas, em geral, vamos dizer quais são os ingredientes básicos que tornam a eficácia de um produto de higiene pessoal que respeita sua pele:
- Água: este é o diluente por excelência dos nossos géis, embora em alguns casos possa ser o óleo de origem vegetal.
- Emulsionantes e detergentes como, por exemplo, os tensoativos aniônicos responsáveis pela geração de espuma e, ao mesmo tempo, são os detergentes responsáveis pela eliminação de sujeira e microrganismos.
- Outros tipos de surfactantes presentes, dependendo da fórmula, podem ser os glicosídeos notáveis, pois são agentes suaves, biodegradáveis e altamente toleráveis em peles sensíveis. Eles vêm de matérias-primas naturais, como coco ou açúcar. Também podemos encontrar outros que reduzem a irritação dos olhos e da pele que pode ser produzida pelo detergente presente na receita, etc.
- Glicerina: é o hidratante ativo do nosso gel. Retém a água nas camadas superficiais da pele. Eles são bons para a pele seca, pois evitam a secura que os detergentes geram.
- Aromas: são os perfumes e fragrâncias que dão o cheiro característico do seu gel.
- correctores de pH: alguns são como ácido cítrico (derivados de limão) que ajudam a manter a acidez (pH) da produto não alterar o manto ácido natural da pele.
- Conservantes: e aqui temos os parabenos cuja principal missão é proteger o produto cosmético e mantê-lo em condições microbiologicamente adequadas durante o armazenamento. Devido à agressividade dos componentes químicos (os quais podem ser tóxicos absorvendo a pele), são usados deixando o detrimento de outros mais respeitoso dos nossos tipos de pele. Por esta razão, os nossos produtos de cuidados pessoais contêm conservantes naturais e componentes antioxidantes inofensivos para a nossa pele e eficazes no seu papel.
Não se esqueça de sempre olhar bem na qual os componentes que contêm seus géis e sabonetes de banho, para ver se eles são apropriados e respeitoso de sua pele, e avisar de qualquer componente que você pode ser alérgico (como também indicam que são os mais propenso a causar alergia como regra).
Como cuidar da nossa higiene pessoal
Tão importante quanto a sua higiene diária, é saber como você deve aplicá-lo. Por isso, no Perfume's Club queremos oferecer-lhe algumas directrizes simples para os seus cuidados diários que serão muito práticos.
- A primeira coisa a ter em mente quando entrar no banheiro é o que será o gel ou sabonete corporal mais benéfico para proceder à limpeza da pele. Para isso você deve saber:
- As peles com tendência a oleosa precisarão de produtos bem enxaguados com água, livres de óleos. Melhor se você usar gel, e se for mais espumoso.
- As peles mistas será mais grato por géis semelhantes aos da pele oleosa (oil-free), mas eles contêm um pouco umectante melhor. Eles também devem ser sabonetes que podem ser lavados bem com muita água.
- Para a pele seca, é melhor não se expor à água por muito tempo. Se você usar leite de limpeza emulsionado irá muito melhor e, claro, seus principais aliados serão óleos vegetais e outros hidratantes. Evite esfregar demais as diferentes áreas do seu corpo.
- Na pele sensível, é melhor usar géis sem radicais livres, sem álcool e sem qualquer outro elemento que possa ser áspero. Você deve tentar ser gentil e massagem em vez de esfregar quando se trata de limpar sua pele. Também não é aconselhável se expor à água por um longo tempo, quando é hora de esclarecer.
- Em seguida, iremos à esfoliação corporal, uma prática pouco usual, que se nos acostumarmos a segui-la nos dará uma pele lisa e brilhante. Existem diferentes tipos de esfoliação corporal: gel, creme ou sais esfoliantes mergulhados em óleo. Para escolhê-lo, devemos levar em conta as mesmas diretrizes que os géis. Portanto, se sua pele é oleosa ou mista, é melhor evitar sais ou cremes esfoliantes e optar pelo gel; se, pelo contrário, estiver seco, o melhor será cremes esfoliantes com características hidratantes ou os sais banhados em óleo; No caso de pele sensível, é melhor usar aqueles especialmente indicados para este tipo.
- Após enxaguar completamente a pele, vamos hidratá-la, o passo mais importante do processo. Seguiremos as mesmas diretrizes de recomendação para cada tipo de pele, ao escolher nosso creme, leite corporal ou óleo hidratante. Devemos aplicar o produto com ênfase especial em áreas que tendem a secar mais (como cotovelos e joelhos) e esperar cerca de dez minutos sem se curar para dar tempo à pele para respirar e absorver nutrientes.
- Finalmente, devemos escolher um bom desodorante: spray, roll-on ou stick devem ser adequados para o seu tipo de pele. Nem todos são os mesmos, mas como regra geral o spray desodorante contém álcool, perfumes e outros agentes agressivos, por isso não é recomendado para peles sensíveis, mas pode ser benéfico em pele oleosa ou mista. Os desodorantes roll-on e stick são bons para peles secas e sensíveis, pois ajudam a manter a pele hidratada enquanto protegem a área de forma suave e delicada.
Mesmo se isso requer algum tempo, ou pode ser entediante, encoraje-se a seguir estes passos diariamente e você vai conseguir essa pele saudável e perfeita que todos nós queremos!