Manter-se fresco e jovem é o resultado duma boa higiene corporal.
Atualmente ter uma boa higiene corporal é um dos requisitos vitais para gozar duma boa saúde. Isto é porque a pele é um dos órgãos mais vitais, já que atua como uma grande barreira que impede o passo de germes e, ao mesmo tempo, contribui à regulação da temperatura corporal graças à produção do suor. Também temos as glândulas sebáceas, que excretam uma matéria gorda responsável da impermeabilização e lubrificação da pele. Manter a pele sã é uma missão importante, por isso deve ter em conta os produtos que vai utilizar em função do seu tipo de pele e os cuidados de que precisa. A Perfume’s Club deseja dar algumas dicas sobre quais os passos e os produtos que deve aplicar no corpo durante a sua rotina diária de higiene.
Tendo em conta a idade e o tipo de pele, pode escolher o melhor gel de duche, hidratante corporal ou desodorizante para respeitar e beneficiar a sua pele.
O cuidado corporal que melhor se adapta à sua pele
O mais importante para a nossa pele é tratá-la com os produtos de que precisa e que melhor se adaptem às suas características e necessidades. Contudo, cada pele é diferente e, por tanto, não é uma tarefa simples. É por isso que deve saber qual o seu tipo de pele e quais os melhores produtos para si:
- Pele normal: É o tipo de pele com as características mais equilibradas, portanto, não precisa de muita atenção para além do uso de geles não demasiado secantes e uma correta hidratação diária.
- Pele seca: Esta pele é aquela que não retém bem os líquidos e tende a secar rapidamente quando exposta ao exterior. Tem de seguir uns cuidados especiais de hidratação diária. Os geles com aloé vera são muito úteis para a reparar e manter elástica, para além dos que contêm glicerina ou outros componentes humectantes. Por último, os óleos corporais de origem vegetal (como o óleo de amêndoa) ajudam a estabilizar o metabolismo deste tipo de pele.
- Pele oleosa: Neste caso, a pele apresenta um excesso de produção natural de óleo na superfície da cute que podemos corrigir usando geles que a estabeleçam e que tenham um pH neutro. Os geles e os cremes não devem ter óleos e é melhor que possuam propriedades antisséticas (componentes adstringentes como o álcool). Ao contrário do que poderia pensar, a pele oleosa também é beneficiada pelos óleos vegetais tais como o óleo de jojoba, que favorecem a regulação do metabolismo.
- Pele mista: Este tipo de pele está no meio da pele seca e da oleosa, por isso os melhores produtos para ela são aqueles válidos para os dois tipos anteriores. Escolha sabões, geles e cremes corporais sem óleos nem ingredientes adstringentes mas não esqueça a hidratação das áreas secas.
- Pele sensível ou atópica: É um tipo de pele delicado e propenso ao vermelhidão e às reações alérgicas a muitos produtos. Para a tratar, deve usar geles hipoalergénicos e cremes hidratantes suaves (sem radicais livres), especialmente indicados para este tipo de pele. Algumas propriedades, como os ómega 3, ou emolientes, como o aloé vera, favorecem os tratamentos.
Características gerais dos geles corporais
Ler as etiquetas dos produtos de banho é importante mas muitas vezes não fazemos porque não compreendemos o que significam ou o que fazem esses componentes na pele. Por isso vamos contar em linhas gerais quais os ingredientes básicos para a eficácia total dum produto de higiene e para ele respeitar o seu tipo de pele:
- Água: Este é o diluente por excelência dos geles, mas nalguns casos o diluente pode ser um óleo de origem vegetal.
- Emulsionantes e detergentes como, por exemplo, os surfatantes aniónicos, que são os responsáveis de gerar espuma e o detergente para remover a sujidade e os micro-organismos. Outros tipos de surfatantes presentes no produto, segundo a fórmula, são os glicósidos: agentes suaves, biodegradáveis e bem tolerados pela pele sensível. Procedem de matérias-primas naturais como o coco ou o açúcar. Também há outros que reduzem a irritação ocular e dérmica que pode produzir o detergente.
- Glicerina: É o ativo humectante do gel. Retém a água nas camadas superficiais da pele. É ótimo para a pele seca, já que evita a secura que provocam os detergentes.
- Corretores do pH: Há alguns como o ácido cítrico (derivado do limão) que ajudam a manter o nível de acidez (pH) do produto para não alterar o manto ácido natural da pele.
- Conservantes: Cá situamos os parabenos, cuja missão principal é proteger o produto cosmético e mantê-lo em condições microbiologicamente adequadas durante a sua armazenagem. Devido à agressividade dos seus componentes químicos (que podem ser tóxicos que a nossa pele absorve), estão a ser deixados de utilizar e no seu lugar são usados outros mais respeitosos com a pele. É por isso que os nossos produtos de higiene pessoal contêm conservantes naturais e componentes antioxidantes inofensivos para a pele e eficazes nas suas funções.
Agora já não tem escusa para verificar quais os componentes dos seus geles e sabões para o banho e comprovar se são adequados e respeitosos com a pele. Isto evitará que use algum componente ao que possa ser alérgico, já que também é indicado quais os ingredientes mais propensos a provocar alergias.
Passos para uma higiene pessoal perfeita
O mais importante é saber aplicar os produtos. Por tanto vamos oferecer uns simples passos muito práticos para os seus cuidados diários.
- O primeiro a ter em mente ao entrar no banho é saber qual o gel ou sabão corporal mais benéfico para a limpeza da pele. É por isso que deve saber:
- As peles com tendência a serem oleosas precisam de produtos que possam ser enxaguados com água e que não contenham óleos. Procure usar um gel tão espumoso quanto possível.
- A pele mista prefere os geles parecidos aos da pele oleosa (não gordurosos) mas que contenham algum humectante. Os sabões devem poder ser enxaguados simplesmente com água.
- Para a pele seca, o melhor é não estar muito tempo baixo a água. É recomendável utilizar um leite limpador emulsionado. Os principais aliados são os óleos vegetais e outros humectantes. Evite esfregar demasiado o produto no corpo.
- A pele sensível prefere geles sem radicais livres, sem álcool e sem nenhum outro elemento que possa ser áspero. Deve ser delicada e massagear (nunca esfregar) quando limpar a pele. Também não é recomendável ficar muito tempo baixo a água quando enxaguar.
- A seguir, a esfoliação corporal. Não é uma prática muito habitual, mas se nos acostumamos a seguí-la, teremos uma pele tersa e brilhante. Há diferentes tipos de esfoliantes corporais: gel, creme ou sais esfoliantes banhadas em óleo. Para escolher o nosso produto, devemos ter em conta as mesmas características do que com os geles. Por tanto, se a sua pele é oleosa ou mista, é melhor evitar os sais esfoliantes ou os cremes e escolher um gel. Se é seca, a melhor opção são os cremes esfoliantes e humectantes ou os sais banhados em óleo. Se é sensível, utilize produtos especialmente indicados para este tipo de pele.
- Após enxaguar corretamente a pele, vamos hidratar, o passo mais importante do processo. Temos de seguir as mesmas recomendações para qualquer tipo de pele quando escolher o creme, o leite corporal ou o óleo hidratante. Há que aplicar o produto insistindo nas áreas em que a pele resseca mais (cotovelos e joelhos) e esperar ao redor de dez minutos antes de colocar a roupa para que a pele respire e absorva os nutrientes. Se usamos um bom tónico, como um óleo vegetal ou água micelar com propriedades reafirmantes, daremos um toque esplêndido à pele.
- Para finalizar, deve escolher um desodorizante adequado para a sua pele: spray, roll-on ou stick. Nem todos são iguais, mas regra geral, os desodorizantes em spray contêm álcool, perfumantes e outros agentes ásperos, por tanto não são recomendáveis para peles sensíveis mas sim para peles oleosas ou mistas. Os desodorizantes em roll-on e stick são bons tanto para peles secas como para peles sensíveis, já que ajudam a manter a hidratação e a proteger de forma suave e delicada.