O cabelo cuidado e vivo é a melhor expressão da elegância.
Tratar o cabelo adequadamente todos os dias é fundamental para sentir-nos seguros de nós e gostar do nosso aspecto, já que o cabelo forma parte da beleza pessoal. Desde a Perfume’s Club queremos tornar esta tarefa menos complicada, por isso vamos explicar as características sobre o seu cabelo a não perder.
Há que começar procurando a raiz do problema que desejamos tratar ou aliviar. Para isso precisa de conhecer qual o seu tipo de cabelo e como tratar o couro cabeludo. Seguindo os nossos passos pode conhecer de primeira mão os produtos mais benéficos para si e o melhor momento para aplicar o amaciador, a laca ou o gele fixador.
Conheça as características do seu couro cabeludo e qual o seu tipo de cabelo
Antes de estabelecer uma rotina diária para o cuidado capilar, é imprescindível conhecer bem as características do seu couro cabeludo e como pode tratá-lo. O problema tem a ver habitualmente com as glândulas sebáceas, encarregadas de excretar a lubrificação natural do cabelo, que muitas vezes fazem uma produção excessiva (caspa) ou demasiado pouca (secura e cabelo quebradiço). Cada pessoa tem um metabolismo diferente que frequentemente é influenciado por fatores exteriores (stresse, alimentação, hábitos, etc.), por isso devemos conhecer os tipos de couro cabeludo existentes e identificar o nosso:
- Couro cabeludo oleoso: Apresenta glândulas sebáceas hiperativas que produzem sebo em excesso e dão ao cabelo um aspecto fino e baço. Isto pode acontecer por causa de mudanças hormonais (frequentes durante a puberdade ou a menopausa) ou do stresse. As pessoas com couro cabeludo oleoso também têm cabelo oleoso. O cabelo habitual com estas características é o claro, muito mais fino do que o escuro e, portanto, mais suscetível do excesso de óleo. Este tipo de cabelo precisa duma limpeza frequente mas não diária, porque ao lavar demasiado podemos provocar uma maior produção de sebo como resposta natural do nosso corpo. Necessita champôs que não contenham óleos mas com propriedades adstringentes e detergente suave. O lavado em seco é a melhor opção e é preferível não usar demasiado as máscaras. Caso for preciso, aplicar apenas nas pontas.
- Couro cabeludo seco: Este tipo de cabelo apresenta um aspecto baço e sem vida e é mais provável que quebre. A causa mais evidente da secura é a desidratação do couro cabeludo: a retenção de água e a produção de sebo são escassas. Precisa de champôs com propriedades humectantes e que preferivelmente tenham óleos vegetais para favorecer a hidratação natural do couro cabeludo. Não deve lavá-lo frequentemente, mas é bom fazer uma hidratação habitual com a máscara ou o sérum adequado e humedecendo um bocado mas sem enxaguar.
- Couro cabeludo misto: Este tipo está entre o seco e o oleoso e acontece quando as glândulas sebáceas apresentam hiperatividade na raiz mas não chegam a produzir a suficiente quantidade de sebo para chegar a todo o cabelo, por tanto as pontas são secas e quebradiças. Neste caso, precisa o mesmo champô que o cabelo oleoso mas usado apenas no couro cabeludo e evitando lavar as pontas. Depois pode tratar as pontas em seco, com um creme hidratante ou um sérum reparador.
- Couro cabeludo normal: É o mais equilibrado. É brilhante e dócil. É o resultado dum estilo de vida equilibrado e saudável combinado com o uso de produtos específicos para cada uma das necessidades do cabelo.
Após averiguar qual é o seu tipo de couro cabeludo, é importante conhecer os tipos de cabelo para poder cuidar melhor do seu. Os tipos de cabelo existentes são os que seguem:
- Cabelo grosso: O que define a este cabelo é a sua fibra grossa. É o mais resistente e que melhor suporta o desgaste, os penteados e as colorações. Contudo, está cientificamente provado que para este tipo de cabelo é mais difícil assimilar a humidade em comparação com outros e por tanto pode ocorrer um excesso de volume e de frizz.
- Cabelo fino: É o contrário ao grosso, as fibras são mais finas e carece de volume e força. Precisa de produtos específicos para este tipo de cabelo com ingredientes mais suaves e menos agressivos. Para lavar é recomendável utilizar um bom amaciador para nutrir o cabelo e aplicar uma máscara nas pontas uma vez por semana.
- Cabelo liso: A fibra deste tipo de cabelo está entre a do grosso e a do fino, por tanto é equilibrado. Contudo, apresenta alguns problemas frequentes: falta de volume e de brilho, pontas abertas e tendência ao encrespamento por causa da estática. É por isso que devemos cuidar da seguinte forma: lavar todos os dias se é oleoso e cada dois ou três dias se é normal ou seco. O champô deve ser suave, baixo em detergente e humectante. Use pouco amaciador e máscaras que ajudem a o manter liso sem torná-lo pesado nem encrespado.
- Cabelo encaracolado: É seco, com muito volume, denso e achatado. As fibras têm formas muito onduladas e são finas e delicadas. Deve lavar com suavidade e nutrir intensamente. A frequência para os lavados deve ser a menor possível e usando sempre um amaciador específico e rico em nutrientes. Utilizar máscaras, séruns ou óleos vegetais em seco e a diário para o manter hidratado é uma melhor opção do que o lavado frequente.
- Cabelo ondulado: Apresenta fibras menos encaracoladas do que o cabelo encaracolado e formas muito mais amplas. É por isso que costuma ser um bocado mais grosso e não tão denso. Também pode ter características do pelo oleoso ou misto. Deve utilizar o champô mais adequado para o seu tipo de couro cabeludo e não lavar com demasiada frequência.
- Cabelo encrespado: As fibras deste tipo são as mais encaracoladas dos cabelos ondulados. É muito denso, fino e com muito volume. Tem o efeito visual duma fina nuvem a aboiar ao redor do rosto. Deve utilizar os produtos mais adequados para o cabelo seco e seguir um cuidado especial para a sua nutrição e tratamento. É importante ser constante com a hidratação, lavar o menos possível e usar muito pouco o secador (e, se o utiliza, aplique um bom protetor térmico antes). Este cabelo é o que precisa de mais cuidados, já que quebra facilmente e pode acabar por cair se não cuidar adequadamente.
Tipos de produtos capilares que podem beneficiar o seu cabelo
Há muitos tipos de produtos diferentes para beneficiar o cabelo, por isso devemos pensar bem quais escolher para os cuidados diários. Em consequência, queremos ajudar mostrando quais os produtos de que pode dispor para tratar o seu couro cabeludo e como tirar o máximo proveito:
- Existem diferentes tipos de champôs:
- Champô neutro: Serve para todos os tipos de cabelo. Não trata nenhum problema em particular, simplesmente retira a sujidade do cabelo sem grandes alterações e respeitando o pH natural do couro cabeludo. Este tipo de champô é ótimo para o couro cabeludo normal que não precisa tratar nenhum problema específico.
- Champô equilibrante: Nivela o pH do couro cabeludo quando o cabelo está muito danificado. É perfeito para o cabelo liso ou ondulado que esteve muitas horas ao sol ou suportou ventos fortes.
- Champô hidratante: Ajuda o cabelo seco a reter a humidade e torna-o mais flexível e suave. É recomendável para o cabelo encaracolado ou encrespado, fino e com tendência à secura.
- Champô para cabelo com cor: Mantém por mais tempo a cor no cabelo respeitando a pigmentação. É muito específico para cabelos pintados. Deve ter muito em conta as suas características e as da sua coloração para escolher o champô que mais respeite a sua cor e o seu tipo de cabelo.
- Champô para volume: Proporciona volume ao cabelo fino, seco e baço.
- Champô efeito escorrido: É para cabelo com muito encrespamento, ondulado e rebelde. Serve para hidratar o couro cabeludo, fechar cutículas e diminuir a estática. Também pode ser usado no cabelo liso para manter o seu estado natural e evitar que fique pesado ou encrespado, o que acontece habitualmente com este tipo de cabelo por causa das agressões externas.
- Champô anticaspa: O champô perfeito para as pessoas com um couro cabeludo oleoso e com excesso de sebo. Deve ser utilizado como um tratamento muito específico para esta classe de problemas. Neste caso, é recomendável consultar com o seu dermatologista.
- Amaciadores: Servem para complementar o champô e apresentam características mais suaves e emolientes. Os tipos de amaciadores são os mesmos que os dos champôs. Nalguns casos, como nos do cabelo oleoso, misto ou normal com risco de excesso de sebo, não é aconselhável utilizar sempre o amaciador após lavar o cabelo.
- As máscaras podem ser classificadas em três grupos:
- Máscaras reidratantes ou nutritivas: São tratamentos para cabelos secos que precisam de reter a humidade. Estes produtos também incluem vitaminas, proteínas de seda, linho, aveia, etc.
- Máscaras estruturais: São tratamentos progressivos que nutrem o cabelo pouco a pouco, selam as cutículas e protegem das agressões externas.
- Máscaras antistresse: São indicadas para cabelo danificado por abuso de tratamentos térmicos e/ou químicos. Suavizam as cutículas e revitalizam e protegem o cabelo.
- Há também diferentes tipos de fixadores que podem ser usados segundo o nosso objetivo:
- Geles fixadores: São utilizados para manter a coesão entre as madeixas. Proporcionam um brilho húmido e não são pegajosos. Podem ser aplicados no cabelo seco ou oleoso. Escolha o gele que melhor vá com o seu tipo de cabelo, já que há geles humectantes, adstringentes, neutros, etc.
- Espumas: Têm um efeito muito similar aos geles. Formam uma camada muito fina, transparente, suave e flexível ao redor do cabelo.
- Lacas: São usadas para fixar e dar forma ao penteado. Tem de ter a certeza de que aquela que escolheu é a adequada para o seu tipo de cabelo e o penteado que deseja criar. Há lacas ligeiras, de fixação forte ou de fixação extraforte. O seu uso depende do penteado que deseje fazer.
- Secadores e alisadores: Têm de ser utilizados com moderação. Se o seu cabelo é seco ou delicado é recomendável usar tão pouco quanto possível. Em qualquer caso é muito recomendável aplicar antes um protetor térmico para ter cuidado com a temperatura à que é exposto o cabelo.
- Protetores térmicos: Devem ser usados antes do alisador ou o secador. Criam uma cama protetora ao redor do cabelo para proteger do calor e das agressões externas. Há protetores para cada caso: ligeiro e com álcool para cabelo oleoso e fino, com tratamento hidratante e extraprotetor para cabelo seco ou muito danificado, etc.
A melhor forma de aplicar os produtos capilares
Por vezes não importa a qualidade dum produto: se não é aplicado corretamente, os resultados podem não ser bons, já que este é o passo mais importante para manter a nossa rotina de cuidados diários.
Os passos gerais são os que seguem:
- Primeiro o champô. Há que ter em conta que a lavagem não deve ser demasiado forte, já que quando o cabelo está húmido perde elasticidade e é mais vulnerável às lavagens agressivas.
- Lave o cabelo tanto quanto recomendável. Por exemplo, para cabelo seco, encrespado, encaracolado ou delicado, é recomendável apenas uma vez cada três dias. Obviamente, deve utilizar o champô mais adequado para as suas características capilares.
- Aplicar o champô colocando uma pequena quantidade nas mãos, esfregar e estender no cabelo de forma uniforme.
- Lavar massageando o couro cabeludo com movimentos circulares.
- Enxaguar com água morna.
Se usa o produto todos os dias, é suficiente com aplicar uma só vez. Se usar com menos frequência, pode enxaguar e repetir o processo para intensificar a limpeza.
- O amaciador. Ajuda a suavizar as cutículas do cabelo e contra-arresta a carga negativa excessiva do cabelo, fazendo que fique com um aspecto ótimo e um tato suave.
- Após lavar o cabelo, é melhor secar um bocado ou esperar a que não esteja muito molhado.
- Aplicar no cabelo e não no couro cabeludo o amaciador recomendado para si. Distribua o produto desde a linha do contorno até a nuca.
- Deixar atuar durante 1 minuto. Enxaguar bem e secar suavemente. Se quiser, pode começar com o estilizado.
- Aplicação de tratamentos no couro cabeludo:
- Separar o cabelo ao longo da cabeça utilizando um pente fino.
- Trabalhar desde o centro para fora aplicando o produto diretamente no couro cabeludo.
- Massagear delicadamente com movimentos circulares.
- Deixar atuar o tempo recomendado. Aplicar calor se necessário.
- Enxaguar ou deixar ficar o produto segundo as suas características e as necessidades do nosso cabelo.
- Um tratamento baseado em séruns ou um tratamento específico:
- Primeiro, lavar o cabelo com o produto recomendado para o seu tipo de cabelo.
- Distribuir o tratamento por todo o cabelo o mais uniformemente possível. Com cabelo longo aplicar nos meios e nas pontas e evitar a raiz. Com cabelo curto, aplicar apenas onde precisar.
- Deixar atuar o tempo adequado e aplicar calor se necessário. Seguir as instruções do produto.
- Finalmente, enxaguar ou deixar que seja absorvido pelo cabelo segundo as instruções do produto.
Se seguir estas dicas gerais para aplicar os produtos para o cabelo, vai conseguir resultados visíveis em pouco tempo e manter uma saúde capilar ótima. Se precisa cuidados específicos, por exemplo para tratar a seborreia ou a queda do cabelo, é melhor consultar o seu dermatologista e seguir as recomendações necessárias para solucionar o problema.