Cosméticos corporais: bem-estar e beleza na pele
Hoje em dia, os produtos para o cuidado do corpo se tornaram um elemento fundamental para o nosso bem-estar diário, quase tão importante quanto cuidar de nós mesmos e levar boa nutrição e higiene. E é que a nossa pele é o maior órgão, por isso, se algo acontece, é facilmente transmitida ao seu estado e saúde: funciona como uma placa na qual as mensagens são escritas e é importante saber o que você quer decifrar para resolver suas necessidades a cada momento.
É muito importante que você saiba quais são os cosméticos corporais mais benéficos e que você pode usar de acordo com as necessidades de sua pele. Do Perfume's Club queremos ajudá-lo a saber que tipo de pele e quais são os cosméticos mais adequados em cada momento.
Uma vez que você saiba identificar as necessidades de sua pele e escolher seus cosméticos corporais ideais, você tem várias opções: tratamentos hidratantes, reafirmantes ou redutores, redução de tecido cosmético, tratamentos específicos para pés, mãos, abdômen ou decote ... A escolha pode ser complicada , mas com nossas dicas simples, você pode desfrutar de uma pele melhor com resultados incríveis!
Tipos de pele
Existem diferentes tipos de pele, uma vez que nem todos aceitam os tratamentos da mesma maneira. Nos cosméticos corporais, é importante observar as necessidades específicas de nossa pele, a fim de escolher cosméticos que não causem reações adversas.
- Pele normal: pele saudável, cujo pH é equilibrado e pode aceitar qualquer tratamento cosmético corporal sem medo de reações ou vermelhidão.
- Pele seca: pele que se sente apertada, flocos ou rachaduras aparecem e também, às vezes, sensação de coceira será pele seca. Você precisará de mais proteção contra agentes externos e muita nutrição para se manter hidratado e elástico. Produtos com alto teor de óleos e ácidos graxos serão os mais adequados. Também é conveniente evitar componentes que secam a pele como perfumes ou álcool.
- Pele sensível: é uma pele delicada que seca facilmente e é frequentemente irritada por agentes agressivos, como corantes, perfumes ou outras substâncias químicas. Geralmente é seco, com vermelhidão, alta sensibilidade a fricção, etc. Para este tipo de pele, recomenda-se extremo cuidado com produtos suaves e hipoalergénicos especialmente concebidos para peles sensíveis e sem elementos irritantes, como álcool ou perfume. Há também outro tipo de pele muito sensível: a pele atópica. Esta pele tende a apresentar surtos com eczema que produz coceira e vermelhidão. Eles precisam de cuidados específicos, especialmente géis e sabonetes para a pele atópica, reparando cremes que previnem quebras e loções calmantes para aliviar a vermelhidão.
Maneira de aplicar cosméticos corporais
Saber aplicar cosméticos corretamente não é uma tarefa fácil, mas se você souber o procedimento, poderá aproveitar ao máximo seus produtos e obter efeitos mais visíveis em sua pele. Em geral, existem diretrizes para sua aplicação que são obrigatórias para o uso correto do produto, pois nesses casos o uso inadequado ou inadequado pode danificar a pele.
Por exemplo, o ideal é realizar peelings periódicos na pele do corpo, mas sempre dando atenção especial a áreas delicadas ou sensíveis. Movimentos circulares ascendentes devem ser realizados para ativar a circulação sanguínea e será suficiente para realizar a esfoliação uma ou duas vezes por semana.
Devemos também insistir na hidratação diária da pele, mesmo quando aplicamos produtos cosméticos específicos, como redutores, anticelulite, etc. O fato de aplicar um cosmético em áreas específicas não significa que devemos negligenciar o resto do corpo. Por este motivo, recomenda-se sempre aplicar os produtos específicos após a correta hidratação global da pele.
Características básicas de cosméticos corporais
Além de conhecer o tipo de pele, é importante conhecer o tipo de cosméticos e suas características básicas, a fim de escolher aqueles que melhor atendam às nossas necessidades e aos resultados que desejamos obter.
Na composição geral dos cosméticos podemos distinguir os ingredientes ativos, os excipientes, os conservantes, os corantes e os corretores. Além de uma infinidade de ingredientes que servem para melhorar a textura, dar fragrância, etc.
- Princípio ativo: é o principal responsável por fazer um produto cumprir sua função específica. Por exemplo: hidratantes têm seu ingrediente ativo em óleos nutritivos.
- Excipientes: são as substâncias que transportam e unem os ingredientes ativos e os demais componentes que compõem o cosmético. Por exemplo: o álcool em um gel, responsável pela sua textura líquida ou a manteiga de karité nos cremes.
- Conservantes: são substâncias que ajudam a melhorar a conservação do cosmético e proporcionam uma vida útil eficaz. Ao contrário do que geralmente se pensa, os cosméticos sempre precisam desses componentes para evitar a corrupção e evitar sua deterioração uma vez aberta devido à oxidação. Conservantes antioxidantes e antimicrobianos são essenciais para evitar a oxidação dos princípios ativos do produto e protegê-lo contra a contaminação por baterias ou fungos.
- Corantes, perfumes, corretores: estes componentes são responsáveis pelo aroma e cor do produto. Um cosmético sem esses componentes pode apresentar uma textura turva, cores pouco atrativas ou até mesmo aromas que não favorecem sua aplicação.
Faça a diferença com seus cosméticos corporais
Sem dúvida, os cosméticos que escolhemos acabam por se tornar uma marca própria, uma vez que refletem a sua eficácia na nossa pele e nos fazem ver a beleza que melhor se adapta à nossa personalidade. Sinta-se à vontade para escolher sempre os cosméticos que considera mais benéficos para o seu corpo. Para isso, damos a você alguns conselhos gerais que você pode seguir antes de fazer sua escolha.
- Não tenha medo de usar produtos cosméticos de diferentes marcas ou linhas, porque mesmo que os produtos sejam criados para funcionar em conjunto com o resto dos produtos da sua marca, você sempre tem que procurar os melhores benefícios para você e sua pele.
- Nunca espere resultados miraculosos ou imediatos em seus tratamentos cosméticos corporais. Pense que os ingredientes ativos não são a única coisa que irá ajudá-lo a melhorar a aparência e a saúde da sua pele, outros fatores como estilo de vida, nutrição ou hábitos não saudáveis são igualmente importantes e necessários no processo.
- Use produtos específicos para tratar problemas que sua pele possa apresentar. Muitas vezes nos contentamos em aplicar produtos genéricos em áreas do corpo que queremos melhorar, mas isso não é suficiente. Por exemplo, se seu objetivo é terminar com as mãos ou os pés secos, não se contente em usar qualquer hidratante, escolha um específico para essas partes do corpo e você terá resultados mais rápidos e eficazes.
- Não use tratamentos cosméticos específicos antes de ter o problema real na pele. Por exemplo: não devemos aplicar cremes anti-celulite se a nossa pele é lisa, porque, embora nem sempre tenha efeitos negativos, quando esses tratamentos específicos são realmente necessários, a pele não reage tão favoravelmente ao tratamento, pois não é novidade para ela. Atenha-se a usar produtos que atendam às suas necessidades em todos os momentos e não tente usar muitos produtos a mais.
Se você seguir estas dicas e diretrizes ao escolher seus cosméticos para o corpo, asseguramos que você será capaz de alcançar e manter a beleza que todos nós buscamos!